Maurício Tizumba e Pereira da Viola se apresentam gratuitamente no Parque Lagoa do Nado dia 13/04
Com grande participação da Irmandade Estrela do Oriente e muitas referências da cultura popular mineira, show encerra o festival itinerante que passou por quatro centros culturais da cidade, levando os festejos e as tradições negras de Minas Gerais
Maurício Tizumba e Pereira da Viola são duas grandes referências da música de Minas Gerais, em suas diversas manifestações. Dos tambores das festas do Rosário às canções diversas do Vale do Jequitinhonha, os artistas representam uma variedade de ritmos e expressões culturais do estado.
No próximo de 13 de abril, sábado, eles estarão juntos no show de encerramento do festival “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”. Para completar, o evento também receberá, vinda do bairro Tupi, região norte de BH, a força e a expressão popular da Irmandade Estrela do Oriente, tradicional manifestação do Congado na capital mineira.
A apresentação acontece no Parque Lagoa do Nado, fechando uma circulação que já passou por outros quatro centros culturais da cidade, sempre com convidados especiais. Tizumba recebe dessa vez Pereira da Viola em uma grande celebração das canções e festejos populares de diferentes regiões do estado. O show começa às 14:30h.
O festival já passou pelo Teatro Raul Belém Machado, pelo Centro Cultural Padre Eustáquio, pelo Centro Cultural São Bernardo e pelo Centro Cultural Urucuia. Seu objetivo é fortalecer a cultura afro enraizada no estado e despertar o interesse do público pela cultura brasileira em geral. No repertório das apresentações, Tizumba apresenta cânticos do congado mineiro e da música popular entoados aos ritmos de tambores, gungas e patangomes.
O congado é uma manifestação de cunho artístico, cultural e religioso que tem mais de quatro séculos de existência e representatividade forte em vários estados brasileiros. Sua preservação e divulgação é de suma importância, uma vez que traz consigo muito da história do Brasil e da cultura popular.
O projeto “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais” é realizado com o patrocínio do Instituto Unimed-BH através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Os cinco shows do festival oferecem ações especiais de acessibilidade, com assentos reservados para acomodar idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além da escolha de espaços públicos de fácil acesso.
SOBRE MAURÍCIO TIZUMBA
Maurício Tizumba iniciou sua carreira artística na década de 1960 e se destaca por fazer um percurso de grande relevância para a cultura afro-brasileira. Em toda a sua história, traz consigo a forte influência do congado mineiro, manifestação cultural negra e religiosa que resiste há mais de três séculos. Ator, escritor, compositor, cantor, multi-instrumentista, diretor musical e capitão de reinado/congado, Tizumba, sempre esteve comprometido com o resgate da identidade cultural do povo brasileiro. Sua trajetória marca também a intenção de ampliar o acesso à cultura, buscando a disseminação da arte entre todas as classes e grupos sociais, com a rua e com o povo.
SOBRE PEREIRA DA VIOLA
Nascido em Teófilo Otoni, no nordeste de Minas Gerais, Pereira da Viola foi criado em uma comunidade quilombola. Com sete álbuns e um DVD na bagagem, ele destaca as misturas de ritmos regionais em seu trabalho de voz e viola. Além das apresentações nos palcos, o músico ainda atua nos bastidores, tendo sido um dos idealizadores e também presidente da Associação Nacional dos Violeiros entre os anos de 2004 e 2010. Pereira da Viola promove pesquisas da cultura popular pelo Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil e também das mais ricas em diversos tipos de manifestações culturais.
SERVIÇO
Encerramento do Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais
Show: Maurício Tizumba, Pereira da Viola, Irmandade Estrela do Oriente
Data: 13/04, sábado
Horário: 14:30h
Local: Parque Lagoa do Nado, R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã,
Entrada gratuita
Classificação Livre